Estrutura do Cabelo e Ressecamento

por Ivi Thomé

Eu queria muito falar sobre o Ph do cabelo, mas não posso começar com esse assunto sem antes passar pela estrutura básica do fio e como acontece o ressecamento.

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que a partir do momento que o cabelo sai do nosso couro cabeludo ele não tem mais vida, ou seja, é considerado tecido morto. Então esta história de cabelo saudável é um pouco equivocada, digamos que você deve conservar os cabelos que já tem e se alimentar da melhor forma possível para eles nascerem mais bonitos, com mais elasticidade e força.

Voltando a estrutura do cabelo se cortarmos um fio podemos observar 3 partes principais: As cutículas, a córtex e a medula.

Cutícula é a camada externa do fio, é incolor e serve de proteção contra influências externas. Ela é formada por células achatadas que lembram escamas de peixe.

Córtex é a camada intermediária do fio, é a área onde estão as proteínas e a melanina do cabelo.

Medula é a camada central do fio, na mulher ela é responsável pela nutrição. No homem, ela não aparenta nenhuma função real, sendo até algumas vezes inexistente.

Agora porque o seu cabelo está sempre ressecado? Isto tem a ver com a cutícula. Quando a cutícula está fechada, ela protege as proteínas que estão dentro e também ajuda a manter a água no seu cabelo. Então você precisa incentivar suas cutículas a fecharem.

Existem algumas formas de incentivar a abertura ou fechamento das cutículas, estas são: a temperatura, o balanço do Ph, e o tratamento da superfície.

Temperatura – Calor expande e levanta e frio contrai e fecha as cutículas;

Ph – Soluções ácidas fecham as cutículas enquanto as alcalinas abrem;

Tratamento da superfície – Substâncias que são grudentas, como silicones*, e também  massageando os fios na direção raiz/pontas ajuda a fechar as cutículas.

As cutículas também são responsáveis pelo brilho dos fios quando estão fechadas.

Agora que você já sabe um pouco melhor a estrutura do cabelo e como ela funciona, posso explicar melhor um pouco do balanço do ph para o cabelo. Mas isto é assunto para outro post.

Até mais =)

*apesar do uso de silicones ajudar o fechamento das cutículas, seu uso não é recomendado, pois por mais que proteja as proteínas que já estão no fio, impedem a entrada de água, e para serem retirados é necessário substâncias muito agressivas ao cabelo, como xampu anti-resíduos

Referências:

http://www.kenntnis.com.br/?page=dicas_cabelo

http://www.luvnaturals.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: