Tipos de Cabelo – Parte 1

por Ivi Thomé

Dizer que seu cabelo é crespo pode ser um tanto subjetivo, já que o crespo pode ser de diversas formas: cachos mais largos e bem definidos, pequenas e apertadas molas ou até mesmo sem uma estrutura bem definida.

Nos Estados Unidos criaram uma solução para classificar os tipos de cabelos, as duas mais conhecidas são a do Sistema André Walker (Andre Walker System) e o LOIS.

O Sistema Andre Walker é mais utilizado pelas mulheres americanas, principalmente as que seguem o estilo Afro Natural, ele consiste em quanto maior o número mais apertado é o cacho. Por exemplo:

Tipo 1a Liso (fino) – O cabelo tende a ser muito macio, brilhoso, difícil de enrolar, tem tendência a ser oleoso, e é difícil de ser danificado.

Tipo 1b Liso (médio) – O cabelo tem muito corpo e volume.

Tipo 1cLiso (grosso) – Cabelo normalmente reto e difícil de enrolar. Mulheres asiáticas normalmente estão nessa categoria.

Tipo 2aOndulado (fino) – Cabelo tem um definido padrão em S. Normalmente pode ser estilizado de várias formas.

Tipo 2b – Ondulado (médio) – Cabelo tende a ter frizz e é um pouco resistente a ser estilizado.

Tipo 2c – Ondulado (grosso) – Cabelo também resistente a estilização e normalmente com bastante frizz, tende a ter cachos mais grossos.

Tipo 3a – Cacheado (cachos soltos) – Cabelo tende a ter uma combinação de texturas. Pode ser grosso e cheio com bastante corpo. Com um definido padrão de S. Tende também a ser frizzado.

Tipo 3b – Cacheado (cachos apertados) – Também tende a ter uma combinação de texturas, com uma quantidade média de cachos.

Tipo 3c – Cacheado (cachos bem apertados) – É um intermediário entre as características do tipo 3b e o 4a.

Tipo 4a – Crespo (macio) – O cabelo tende a ser muito frágil, com espirais extremamente apertadas, e tem um padrão definido de cachos.

Tipo 4b – Crespo (seco) – Também muito frágil e com espirais extremamente apertadas, no entanto com um padrão de cachos menos definidos. Tem algo mais para um padrão de estrutura em Z.

Tipo 4c – Crespo (sem forma) – Alguns dizem que existe o 4c, ele é totalmente sem forma e tem estrutura padrão de Z.

Tipos de Cabelo 1

Sistema André Walker

Apesar de essa forma classificação ser a mais utilizada, não é a mais precisa e algumas mulheres se sentem desconfortáveis, pois os cabelos são numerados de forma a deixar as mulheres negras por último, reforçando a idéia de que seus cabelos são piores do que mulheres de outras etnias. Uma forma mais confortável e precisa de se classificar os tipos de cabelos é o método LOIS, mas esse fica para um próximo post.

 

Referências:

http://www.oldejamaicabeautyproducts.com/anwahaclsy.html

 

4 Comentários to “Tipos de Cabelo – Parte 1”

  1. Muito bem explicado. O que é o sistema LOIS?

    • Eu sumi mas prometo que até o final da semana volto a postar.
      LOIS é um outro sistema para identificar o tipo de cabelo também e considero muito melhor que o André Walker

  2. Sempre rola uma preguicinha de comentar, pelo menos da minha parte. Mas, dessa vez, achei que valia a pena, porque você trouxe informações interessantes, que eu não sabia. Já tinha ouvido falar sobre no poo, mas não sabia o porquê disso. Cheguei ao seu post porque vi a expressão “4c” num comentário do face e não sabia o que significava e nem tinha pensado sobre a conotação racista da classificassão, quando terminei de ler seu post. Tenho o cabelo permanentado, e, apesar de ele estar bonito assim, estou pensando eu assumir meu crespo e tenho buscado informações. Parabéns pelo post.

  3. Olá. O cabelo 4c existe sim. O meu é o tipo 4c comprovado. Realmente ele cresce sem forma e precisa de muito cuidado, é bastante fino e tem dificuldade para crescer. Espero ter ajudado😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: